Descomplicando Camada O.S.I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
leonardocastro
Mensagens : 5
Experiência : 5923
Nível : 0
Data de inscrição : 06/12/2018
Idade : 100

Camada 2 - Enlace Empty Camada 2 - Enlace

Sex Dez 07, 2018 8:59 am

Modelo OSI:Camada 2: Enlace de Dados

O objetivo básico da Camada de Enlace de Dados é assegurar a transferência confiável de dados entre sistemas conectados diretamente por um meio físico. O meio físico está freqüentemente sujeito a ruídos e às interferências mais diversas, necessitando, desta forma que funções mais inteligentes venham a suprir suas limitações.

A Camada de Enlace de Dados envolve tipicamente as seguintes funções:

   Ativação e desativação do Enlace de Dados;
   Supervisão e Recuperação em caso de anormalidades;
   Sincronização;
   Segmentação e delimitação das unidades de dados;
   Controle de erros e seqüenciamento das unidades de dados;
   Controle de Fluxo.

A ativação e desativação de Enlaces de Dados constituem normalmente protocolos que estabelecem uma conexão de enlace de dados para a transferência de dados sobre o enlace de dados. A condição de sucesso deste protocolo é a seleção de uma conexão física confiável e com taxa de erros aceitável para todas as conexões de rede que a utilizarão. Em determinados ambientes, isto pode implicar em estabelecer uma conexão de enlace de dados a cada conexão de rede, em outros não. Esta é a flexibilidade e abertura do Modelo OSI.

As funções de sincronização, delimitação das unidades de sinal, controle de erros e seqüenciamento já são características da Camada de Enlace de Dados. Existe um padrão bastante conhecido para estas funções, denominado High-level Data Link Control (HDLC) baseado no Synchronous Data Link Control (SDLC) .

O SDLC foi criado pela IBM para substituir o antigo Bisynchronous protocol (BSC) para conexões de dados em áreas metropolitanas envolvendo equipamentos IBM. A rede SDLC é constituída de uma estação primária que controla as comunicações e uma ou mais estações secundárias. Hoje, constitui também uma variante do protocolo HDLC da ISO denominado Normal Response Mode (NRM).

A principal diferença entre o HDLC e o SDLC é que este suporta apenas o NRM, onde as estações secundárias não se comunicam com a primária, a menos que esta o permita . Além deste, o HDLC também suporta o Asynchronous response mode (ARM) onde as estações secundárias podem iniciar a comunicação com a primária, sem sua permissão prévia e o Asynchronous balanced mode (ABM) onde cada estação pode atuar como primária ou secundária.

Estes padrões deram origem também ao protocolo Link Access Procedure-Balanced (LAP B ou Camada 2 do padrão X.25) que é uma variante do HDLC no modo ABM (onde o endereço se resume a estação remota) e ao IEEE 802.2, mais conhecido como Logical Link Control (LLC) e extremamente popular em ambientes LAN.


A figura abaixo ilustra a unidade de dados ou quadro HDLC.

Camada 2 - Enlace Img210


Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos