Descomplicando Camada O.S.I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
fabriciopaschoal
Mensagens : 3
Experiência : 5889
Nível : 0
Data de inscrição : 07/12/2018

Camada 7 - Aplicação Empty Camada 7 - Aplicação

Sex Dez 07, 2018 9:56 am
Modelo OSI - Camada 7 Aplicação

A camada de aplicação fornece mecanismos de comunicação de alto nível, orientados para as aplicações. Está estruturada modularmente para permitir a flexibilidade das funções e de forma a se determinar os requisitos de comunicação de cada aplicação distribuída.

A camada de aplicação e a que mais notamos no dia a dia, pois interagimos direto com ela através de softwares como cliente de correio, programas de mensagens instantâneas, etc. Do ponto de vista do conceito, na minha opinião a camada 7 e basicamente a interface direta para inserção/recepção de dados. Nela é que atuam o DNS, o Telnet, o FTP, etc. E ela pode tanto iniciar quanto finalizar o processo, pois como a camada física, se encontra em um dos extremos do modelo.

Arquitetura de Aplicação

Uma Arquitetura de Aplicação define a estrutura de comunicação entre os utilizadores da aplicação. Existem basicamente três tipos de arquitetura: Cliente-Servidor, Peer-to-Peer e uma arquitetura híbrida, que é uma mescla das outros duas. Ao contrario de uma arquitetura de rede, que é fixa, ou seja, provê um conjunto específico de serviços as aplicaçõoes, a arquitetura de aplicação deve ser escolhida pelo desenvolvedor da aplicação, determinando o modo que a aplicação vai se comportar nos sistemas finais em uma rede.

Cliente Servidor

No modelo de arquitetura Cliente-Servidor, existem dois processos envolvidos, um no host cliente e um outro no host servidor. A comunicação acontece quando um cliente envia uma solicitação pela rede ao processo servidor, e então o processo servidor recebe a mensagem, e executa o trabalho solicitado ou procura pelos dados requisitados e envia uma resposta de volta ao cliente, que estava aguardando.

Camada 7 - Aplicação Img14p10

P2P (Peer to peer)

   A arquitetura P2P (Peer-to-Peer) consiste em uma comunicação direta entre os clientes, não existe nenhuma divisão fixa entre cliente e servidor. Cada par (peer) ativo     requisita e fornece dados a rede, desta forma não existe a dependência do servidor, isso aumenta significativamente a largura de banda e a redução de recursos. Esse     tipo de arquitetura é utilizado principalmente por aplicações de compartilhamento de conteúdo, como arquivos contendo áudio, vídeo, dados ou qualquer coisa em     formato digital.

Camada 7 - Aplicação Img15p11

Híbrida

Com uma pesquisa realizada pela empresa Xerox, foi detectado que pelo menos 70% dos usuários de P2P não compartilhavam arquivo, enquanto apenas 1% compartilhavam 50% destes, ou seja, a teoria que se tinha de “divisão de trabalho” pelos clientes, não valia na prática. Para isso então, buscou-se uma solução, e esta solução, representou a utilização da arquitetura do tipo híbrida.

   Uma híbrida, mescla das outras duas: cliente-servidor/P2P. Esta arquitetura utiliza, por exemplo, para transferência de arquivos o P2P e a arquitetura cliente/servidor     para pesquisar quais peers contêm o arquivo desejado. Uma aplicação muito utilizada neste tipo de arquitetura é a de mensagem instantânea. O Windows Live     Messenger e o aMSN são bons exemplos, onde usuários podem bater papo online instantaneamente em tempo real.

Camada 7 - Aplicação Img16p10

Protocolos da camada de Aplicação

Entre os protocolos bem sucedidos da camada de Aplicação estão o Application Common Service Element - ACSE (ver Recomendações X.217, X.217 bis, X.227 e X.227 bis) que estabelece contextos onde os protocolos de aplicação podem ocorrer (inclusive quando versões diferentes de protocolos de aplicação co-existem), o Remote Operation Service Element - ROSE (ver Recomendações X.219 e X.229) que permite a realização de operações remotas concebidas como a forma padrão de interação entre processos de aplicação pares para realização de uma função, ou seja ações genéricas solicitadas para execução em um processo de aplicação remoto, HTTP, FTP, DNS, DCHP entre outros.

Camada 7 - Aplicação Img17p10
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos